Blog da Innova

10 de outubro de 2022

< Qual é o custo para obter os documentos necessários para financiar um apartamento?

Além de juntar os documentos para o financiamento imobiliário, é preciso quitar algumas taxas, como o imposto sobre transmissão de bens imóveis, registro de compra em cartório, escritura pública entre outras. Porém, embora elas seja muito importantes, nem sempre são obrigatórias. Enquanto alguns são de responsabilidade de comprador, outros documentos são providenciados pela própria construtora.
O ITBI, por exemplo, cobra um valor referente a transferência de propriedade, sendo responsabilidade do comprador do imóvel. Essa quantia leva em consideração o preço do bem e um percentual. Em média, essa taxa custa até 5% do valor de venda. Logo, esse custo deve ser pago antes da transmissão da propriedade, no cartório de registro de imóveis da sua cidade.
O registro de compra em cartório também faz parte da documentação necessária para a compra. É ele que transfere a posse do bem do vendedor para o comprador. A taxa cobrada muda conforme o estado do país e o valor do imóvel. Porém, quem escolhe o financiamento bancário não precisa emitir o documento, já que a avaliação conta como o próprio contrato de compromisso.
Você pode solicitar e pagar as demais taxas em um cartório de imóveis, o custo varia de acordo com o seu estado. Vale lembrar que se você está adquirindo seu primeiro imóvel, têm direito a 50% de desconto em todas as taxas.


Categorias:

Deixe o seu comentário!