Blog da Innova

24 de outubro de 2022

< Compra do primeiro imóvel: por onde começar?

Comprar o primeiro imóvel pode ser um marco na vida de muitos. Mas por onde começar a transformação do sonho em realidade?

Confira seis passos essenciais para quem planeja realizar essa compra:

1. Definir o tipo de imóvel

O primeiro passo é definir o tipo de imóvel de interesse: casa, apartamento, cobertura, imóvel na planta, novo ou usado, em condomínio ou na rua. A escolha do tipo de imóvel influencia no custo, na disponibilidade e na forma de pagamento, então essa decisão deve ser feita para garantir um planejamento financeiro que não comprometa seus planos.

2. Escolha da localização

Para escolher a localização do seu novo imóvel, considere alguns pontos importantes: segurança, distância em relação ao trabalho, locais de interesse e vias de acesso para definir quais os bairros de sua preferência.

3. Potencial de compra e composição do valor da entrada

O próximo passo é decidir como fazer a compra do imóvel: à vista ou financiado. A segunda opção é a mais escolhida pelos compradores, mas exige o pagamento de uma entrada. Este valor varia de acordo com a linha de crédito do cliente e do tipo do imóvel.

4. Analise as despesas posteriores

Além dos valores de entrada e parcelas, é preciso fazer uma análise de todas as despesas que envolvem o processo de comprar um imóvel e, se possível, manter uma reserva financeira para o caso de imprevistos.

5. Utilização do FGTS para a compra do primeiro imóvel

Uma das opções de pagamento é usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar o primeiro imóvel. Para isso, é necessário verificar se o imóvel escolhido atende aos requisitos. Ele pode ser usado para pagar a entrada, pagar parte do valor das prestações ou amortizar o saldo devedor, inclusive para quitar o valor remanescente.

6. Documentação

Depois de escolher o imóvel, a localização e definir os métodos de pagamento, o último passo é se atentar à documentação. Leia atentamente o contrato, assim você terá toda a segurança necessária para comprar o seu primeiro imóvel.

Antes de tomar qualquer decisão, visite o imóvel, e se for na planta, confira o projeto e garanta que o local tem todas as características desejadas para realizar o sonho da compra do primeiro imóvel. Lembre-se que a Innova está aqui para ajudar você em todas as etapas!

Acesse nosso site www.innovaimobiliaria.com.br


Categorias:

Deixe o seu comentário!