Blog da Innova

7 de novembro de 2022

< Imóvel alugado: como personalizar sem grandes obras

Morar em um lar com personalidade e que atenda a todas as necessidades do dia a dia, mesmo que alugado, é um grande sonho de consumo. Afinal, quem não deseja ter uma morada com tudo o que sempre desejou?

Porém, uma característica muito comum de quem vive em um imóvel alugado é deixar de lado essa preocupação em torná-lo um lar decorado e que, durante aquele período, seja agradável. O ideal é avaliar e promover as soluções práticas e temporárias batizadas como ‘maquiagem’, sem grandes alterações estruturais, como a demolição de paredes e o quebra-quebra que costuma existir na reforma tradicional. Alterações pontuais propiciam uma atmosfera charmosa e gerar satisfação de viver em um lar – mesmo que não seja efetivamente seu.

Nesse processo, um fator imprescindível quando se aluga: nenhuma alteração definitiva pode ser feita sem aprovação prévia do proprietário. Ou seja, a troca de revestimentos deve ser sempre aprovada com antecedência, bem como a instalação ou retirada de móveis planejados. Já a aplicação de papel de parede e pintura são bem-vindos e podem ser feitos sem nenhuma autorização prévia, desde que, ao fim do contrato e durante a devolução, as paredes sejam entregues com a cor branca ou tons claros, conforme a assinatura do contrato.

No caso de reformas, áreas molhadas como a cozinha e banheiros são as mais caras em uma obra. Para evitar a substituição dos revestimentos das paredes, uma dica é realizar uma limpeza profunda nos azulejos antigos e trocar os rejuntes. Para o piso, existe a opção de assentar piso sobre piso, em áreas molhadas como cozinhas e banheiros ou instalar piso vinílico desde que a limpeza seja feita apenas com pano úmido e não lavada.

Por fim, antes de sair comprando peças novas, uma dica é analisar aquilo que a família já tem. Em boas condições, com uma cama, um sofá de boa qualidade que possa receber uma reforma, ou uma poltrona com história, podem elaborar o layout e complementar com uma ou outra peça nova a ser comprada.

Quer conhecer imóveis para alugar ou comprar que podem efetivamente se transformar em seu novo lar? Acesse nosso site www.innovaimobiliaria.com.br e confira as nossas opções!


Categorias:

Deixe o seu comentário!